segunda-feira, 6 de junho de 2011

Energia Nuclear

A energia nuclear, como já foi referido num dos posts anteriores, é a energia que se obtém a partir da desintegração de certos núcleos atómicos, ou que é libertada ou absorvida em consequência de reacções nucleares. As principais vantagens deste tipo de energia são o facto de não libertar gases poluentes para a atmosfera terrestre, ser uma energia rentável e ainda o facto de existirem reservas consideráveis de urânio usado nas centrais nucleares.
No entanto, este tipo de energia pode apresentar igualmente desvantagens, sobretudo pelo facto de:

  • apresentar custos elevados de construção e manutenção de centrais nucleares;
  • ser difícil e dispendiosa a eliminação dos resíduos produzidos;
  • se produzirem, transportarem e armazenarem resíduos radioactivos;
  • o risco ambiental ser extremamente elevado. 
A figura abaixo representa a central nuclear de Fukushima, no Japão, que causou sérios problemas, em termos ambientais e humanos, em resultado do sismo que ocorreu neste país:

Como se produz a energia nuclear?
A energia nuclear pode ser obtida através de dois modos: fusão e fissão nuclear. No entanto, o processo mais usado é a fissão nuclear. A fissão nuclear consiste na desintegração de um núcleo atómico mais pesado e instável, em dois núcleos mais pequenos e mais estáveis, com emissão de neutrões e libertação de elevadas quantidades de energia. Nas reacções de fusão nuclear, pelo contrário, dois núcleos leves fundem-se para dar origem a um núcleo mais estável e mais pesado, com libertação de energia. Este tipo de reacção é responsável pela formação de alguns elementos químicos no espaço interestelar. 
Nas centrais nucleares, apenas é utilizada a fissão nuclear, visto que a fusão nuclear é ainda pouco rentável, quando comparada com os custos de manutenção e de construção das centrais, mas que poderá vir a ser, num futuro próximo, a fonte de energia utilizada neste tipo de centrais. 
Nas figuras abaixo, representam-se esquematicamente as reacções nucleares de fusão e de fissão (ou cisão):
  • Reacção nuclear de fusão

  • Reacção nuclear de fissão

Sem comentários:

Enviar um comentário