segunda-feira, 6 de junho de 2011

Energia Geotérmica

Conceitos relacionados com a geotermia

  • Gradiente geotérmico: o gradiente geotérmico refere-se ao aumento da temperatura com a profundidade. Este valor não é gradual, pois a partir de determinada profundidade, o aumento de temperatura vai sendo mais lento. O gráfico seguinte representa a variação da temperatura no interior da Terra. 
  • Grau geotérmico: o grau geotérmico é o número de metros que é necessário percorrer, em profundidade, para que a temperatura aumente 1ºC. O seu valor médio situa-se entre os 25 e os 33 metros.
A energia geotérmica é, assim, uma aplicação destes conceitos à vida prática. Por exemplo, quando existe uma fonte de magma que se encontre relativamente próxima da superfície terrestre, pode-se verificar o aquecimento de água que exista em rochas porosas ou em fracturas, sendo assim aproveitada para a produção de energia. 
Podem assim distinguir-se dois tipos de geotermia: 
  • geotermia de alta entalpia, em que a temperatura da água é superior a 150ºC, sendo o calor usado na produção de energia eléctrica. 
  • geotermia de baixa entalpia, em que a temperatura da água é inferior a 150ºC, sendo o calor usado no aquecimento de habitações e de água para uso doméstico ou público. 
A principal desvantagem deste tipo de energia é o facto de estar disponível apenas em certos locais com determinadas características. Em Portugal, apenas nos Açores existe energia geotérmica de alta entalpia, e em Portugal Continental em centros termais. 

 
Energia geotérmica nos Açores


Sem comentários:

Enviar um comentário